quarta-feira, 8 de abril de 2015

Um Sistema para Todos Dominar...Talvez?

Olá amigos de viagem, este blog tem o intuito de descrever experiências de RPG e, principalmente, ajudar com dicas para os amantes deste hobby. Introdução curta né? bora pro assunto do post.

Então você, Guia de Jogo (mestre, narrador, como preferir), acostumado a jogar alguns tipos de jogos ou após uma campanha, acaba tendo uma ideia doida de jogar algo bem diferente. Você assistiu e gostou muito da série Constantine e quer preparar um jogo assim. Eis que ocorre uma cruel pergunta: que sistema usar? Então o dilema entre aprender um sistema novo ou modificar um sistema conhecido bate na nossa porta.

Todas essas dicas caem muito bem para mim e podem não ser uma realidade para você, mas espero que eu possa lhe ajudar de um jeito ou de outro. Procure sempre pelo que será menos trabalhoso e mais rápido. Estarei eu mestrando uma campanha longa de Constantine? ou será que uma minissérie é melhor? Esse é o primeiro passo, você deve ter uma ideia de quanto tempo quer gastar jogando, pois afetará a escolha do sistema.

Então é uma minissérie? digamos que sejam umas 5 ou 8 sessões no máximo. Certo, então não faz sentido nenhum perdemos muito tempo planejando o jogo e adaptando sistemas, não acha amigo? Procure por sistemas que tenham a mesma temática desejada e se possível, um sistema que não possua muito conteúdo para ler, assim você economiza um bom trabalho. Um sistema que já está acostumado pode facilitar muito sua vida, porém, a abordagem deste post é outra, é sobre aprender novos sistemas.

Eu sei, por que devo aprender um sistema novo se o time ta ganhando com o que já jogo com meus amigos?

Simples.

Pode ser que você encontre um sistema ainda melhor para a proposta de seu jogo, um sistema que caia como uma luva. Além disso, ler sobre algo novo ou aprender faz bem para seu cérebro. Aprendendo um sistema novo permite descobrir nova formas e regras para se jogar RPG, novas mecânicas de resolução de conflitos, novos conceitos ou alternativas para as coisas que você já faz. Dependendo do tipo de jogo que você irá mestrar, será muito menos penoso ter de fazer várias modificações que na hora da sessão terão de ser revisadas várias vezes, enquanto que um sistema novo pode ter tudo o que você quer colocar sem precisar se preocupar com isso. Basta ler e por em prática.

Muitas vezes nos empolgamos em criar nossos próprios sistemas e isso é muito bacana, e é ainda mais válido você procurar novos sistemas e sistemas muito diferentes do que está acostumado para agregar novas ideias ao que você estiver criando. Pegue os elementos que acha legais e analise o que pode ser aproveitado e terá de ser modificado para seu próprio sistema ou modificação de um sistema atual.

É normal não termos muito tempo (ainda mais quando vamos envelhecendo, saudades do colegial...), então ao invés de pegar um tomo gigantesco de 500 páginas para descobrir se esse RPG será útil para você, procure por Quickstarts, pois sempre possuem um resumo das regras e alguma aventura para já sair jogando. Se você gostar, vai acabar querendo ler o sistema.

Quer melhorar suas habilidades em mestrar? leia novos sistemas de RPG, eles ajudam. Com o tempo você terá um repertório de várias mecânicas, dicas, alternativas para conflitos. Você vai acabar aproveitando elementos de variados RPGs quando estiver mestrando sua campanha.

Resumindo: leia, leia, e leia. Não tenha medo de desbravar novos mares, você pode encontrar incríveis minas de ouro para aproveitar e enriquecer seu conhecimento em RPG. Quero saber a opinião de vocês, meus leitores, sobre o assunto. Realmente vale a pena modificar tanto seu sistema preferido para jogar qualquer coisa que venha na telha ou é mais preferível buscar novos sistemas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário